Monday, April 5, 2010

Na união de empresas, o que dita o sucesso das novas equipes?

Na união de empresas, o que dita o sucesso das novas equipes?


A união da Ricardo Eletros e da Insinuante, anunciada na terça-feira (30), chama a atenção para um tema bastante delicado no mercado de trabalho: o impacto de fusões e aquisições para os profissionais.

Em situações como esta, muitos começam a temer a perda do emprego, o que não é para menos, uma vez que em determinados cargos não faz sentido ter dois profissionais. Daí surge o primeiro efeito das fusões e aquisições: a insegurança.

"O RH (recursos humanos) é crucial neste processo. Ele terá a função de promover a integração entre as culturas e, mais do que isso, de entender o clima organizacional. Porque, apesar de benéfica para as empresas, a união gera desconfianças nos profissionais", explicou o diretor de Negócios da Academia de Marketing, Mario Cunha.



Aos profissionais e líderes



De acordo com Cunha, além do controle da insegurança dos profissionais, outro ponto que ditará o sucesso da união será a integração entre as equipes, que muitas vezes têm uma diversidade muito grande, tanto em relação à formação quanto à cultura, a exemplo da Ricardo Eletros com a Insinuante, em que a primeira atuava no Sudeste e a segunda no Nordeste brasileiro.

"Não vejo problemas na diversidade, pois, se bem aproveitada, ela dará resultados positivos", disse o diretor de Negócios, para quem esse processo de integração é mais demorado até mesmo do que a união dos processos das empresas.

Para que a integração entre as equipes aconteça com sucesso, ele dá algumas dicas aos profissionais:

Respeitar os valores da outra empresa, que agora não é mais "outra";
Ser flexível, inclusive em relação a outras atividades a fazer;
Ser proativo;
Ter capacidade analítica e entender a outra empresa e o mercado em que ela está inserida, no qual também passará a atuar;
Não ficar na zona de conforto.


Enquanto isso, os líderes devem se esforçar para definir objetivos comuns, principalmente para saber quais as competências que irá precisar de sua equipe.


Fonte: InfoMoney - Por Flávia Furlan Nunes

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